Cidadania




Vamos falar um pouco sobre cidadania?
O que significa essa palavra?
Cidadania é um conjunto de direitos e deveres que cada ser humano tem e deve exercer para que a sociedade possa alcançar um nível satisfatório de bem-estar individual e coletivo.

O conceito tem origem na palavra cidade, assim, seria correto dizer que cidadania é relativa ao exercício de ser cidadão, morador de uma cidade.
Desde que o homem passou a habitar em cidades, tornou-se necessário um conjunto de regras para que o convívio entre as pessoas fosse harmonioso e respeitável.

Vemos na Bíblia, por exemplo, que Deus, na ocasião em que organiza a nação de Israel, lhe dá um conjunto de leis, os 10 mandamentos, que se tornariam a base mais sólida para a organização da sociedade humana até os dias de hoje.
Dos 10 mandamentos e das outras leis que permearam o relacionamento entre Deus e os homens, surgiram a maioria dos códigos de lei existentes em nossa sociedade. Assim sendo, podemos dizer que cidadania também é o acordo feito pelos homens, em caráter de lei ou não, que precisa ser obedecido, caso contrário, incorrerá em insatisfação individual e coletiva, ocasionando malefícios e punições a quem se torna desobediente a estes códigos de lei e de conduta.

Devemos entender a cidadania, então, primeiramente como um conjunto de leis morais, pois estas são de vital importância para a manutenção do relacionamento humano e por isso devem ocupar a primazia.
Das leis morais, o termo cidadania se estende para questões ligadas ao desenvolvimento da política, que regula o poder concedido aos homens para o exercício das leis constitucionais de um território e se estende também para aspectos relativos à manutenção dos direitos e deveres pertinentes às tarefas administrativas, operacionais e de desenvolvimento das cidades.
Além dos direitos e deveres garantidos por lei, existe uma outra forma de acordo entre os homens, chamada de ética, que significa um consenso, baseado em princípios morais e racionais, do que deveria ser praticado entre as pessoas para o bom andamento das coisas.

Vemos então que a cidadania permeia um conjunto de conceitos, valores, leis, normas e acordos que regulam a vida comum.

Atualmente, vivemos um momento em nossa história política e humana que caracteriza maior envolvimento e conscientização das pessoas com relação às responsabilidades comuns, individuais e coletivas, tanto no aspecto moral, social e de desenvolvimento das cidades. Passamos por uma fase onde os diversos valores da sociedade estão sendo analisados e discutidos um a um, assim como, as responsabilidades políticas e sociais também estão sendo discutidas. Desta análise, a sociedade deverá definir quais serão os rumos que pretenderá tomar com relação ao futuro e ao status das coisas.

Discutir aspectos morais é fundamental para avançarmos como seres humanos. É importante também termos cuidado para não destruir os valores já construídos e tidos como vitais para nossa sociedade, por isso, exige-se uma reflexão profunda.
O momento também pede maior preocupação uns com os outros, já que o que fazemos, afeta diretamente outras pessoas e somos cada vez maiores em número, consequentemente, em impacto social.
Além dos aspectos morais, é importantíssimo definirmos o futuro de nossas cidades, discutindo como queremos viver e nos organizarmos a partir de agora. Por isso, devemos pensar nos aspectos políticos, sociais, urbanos, de educação, saúde, meio ambiente, transporte, moradia, geração de empregos e muitos outros.

Devemos pensar em nosso futuro de uma forma sustentável, criando condições econômicas, sociais e ambientais favoráveis à todos.

A cidadania deve tratar sempre de buscar o que é melhor para todos, assim sendo, é muito necessário que as pessoas se preocupem profundamente com as desigualdades entre as pessoas. Há cada vez mais pessoas vivendo abaixo das condições ideias para o seu desenvolvimento integral como indivíduo.

Cidadania é respeitar e trabalhar por si e pelo outro, para que todos tenham uma vida digna.
Desde a coleta do lixo, à educação no trânsito, ao respeito pelos mais velhos, à uma preocupação com os necessitados, à garantia da educação, à liberdade de expressão, à segurança e à tolerância entre os povos. É dever de todos exercer sua cidadania, assim como temos nossos direitos e devemos buscá-los,  é importantíssimo que primeiramente cumpramos com os nossos deveres, sejam eles estabelecidos por lei ou apenas por consenso ético. Isto é cidadania.

Postagens mais visitadas